Escola da Assembleia apresenta Manual de Redação a diretores da ALRN

Os diretores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte conheceram nesta quinta-feira (02) o Manual de Redação da Casa, que está sendo produzido pela Escola da Assembleia. O material tem como objetivo padronizar a escrita e a documentação do Poder Legislativo potiguar, contribuindo com uma maior qualificação do material produzido pela ALRN.

“Nós sentimos a necessidade de criar um Manual de Redação diante da dificuldade que toda instituição pública tem, de padronizar seus documentos. Então ofertamos cursos aos servidores da Casa e percebemos que havia essa carência de um material que falasse a mesma língua para todos”, disse o professor João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia.

O Manual foi produzido pelas professoras Célia Barbosa, ex-diretora do curso de Letras da Universidade Potiguar (UnP), e Conceição Flores, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sob o comando das duas, foram realizadas oficinas com os diversos setores da Assembleia com o objetivo de identificar necessidades da Casa, receber sugestões dos próprios servidores e promover adaptações no documento.

Para o diretor geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Viveiros, “o Manual de Redação chega em uma boa hora”. A expectativa é que “permita aos servidores um conhecimento comum da forma mais adequada de escrita para os documentos oficiais emitidos pelo Legislativo”.

Esse trabalho em torno do Manual de Redação da ALRN vem sendo feito desde o ano de 2020 e, agora, a expectativa é que seja lançado no início de 2022. Segundo o professor João Maria, há registros de iniciativa semelhante apenas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o que coloca a ALRN como a primeira do Nordeste a criar o seu próprio Manual. Ainda de acordo com o diretor da Escola da Assembleia, o material trará ainda dicas gramaticais e uma espécie de dicas sobre dúvidas comuns na hora da escrita.

Além de Augusto Viveiros e do professor João Maria, a reunião contou ainda com as presenças da diretora administrativa da Assembleia, Dulcinéa Brandão, do diretor de RH, Thiago Cortez, o diretor da presidência da Assembleia, Fernando Rezende, e o diretor de tecnologia, Mário Sérgio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.