Em Natal, ex-presidente do STF Ayres Britto, destaca papel do Judiciário e da imprensa

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, realizou uma visita de cortesia ao Tribunal de Justiça do RN na manhã de hoje (11), sendo recepcionado pelos integrantes da Corte de Justiça, na Presidência do TJ. Ayres Britto falou aos desembargadores do TJRN sobre a atual conjuntura do Poder Judiciário e do país, relembrando ainda algumas de suas passagens enquanto ministro e presidente do STF. Ele esteve em Natal para participar de um congresso científico.

Sobre o atual momento do país, Britto afirmou que o Brasil ainda é uma democracia jovem e que há uma ânsia nacional para que o país seja passado a limpo. Elegeu a corrupção sistêmica, o desperdício de dinheiro público e o corporativismo como os grandes desafios a serem superados pela administração pública. Segundo ele, a democracia não vence por nocaute, mas por acúmulo de pontos. “Mas ela precisa bater mais do que apanha”, ressaltou.

Destacou o papel do Judiciário e da imprensa. “Um país civilizado é aquele que não impede a imprensa de falar sobre os fatos atuais e a Justiça de falar por último”, pontuou. Afirmou ainda que “a sociedade ainda prestigia o Judiciário por um instinto de sobrevivência. Ela sabe que se a Justiça deixar de ser a última guardiã da democracia, o país estará acabado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.