Em discurso, Lula diz que vai se entregar à Polícia Federal

O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos no ABC Foto: Leonardo Benassatto / Reuters

Ao som de violão, de cima de um carro de som na porta do Sindicato dos Metalúrgicos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o juiz Sergio Moro mentiu ao confirmar a acusação de que o tríplex era dele. Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Em um discurso duro, disse que está pronto para atender à determinação da Justiça.

— Eu vou atender ao mandado deles porque quero fazer a transferência de responsabilidade. Eles acham que tudo o que acontece é por minha causa, eu já fui condenado a três anos de cadeia porque um juiz de Manaus entendeu que eu não preciso de armas, mas eu tenho uma língua ferina — disse Lula, complementando: — A morte de um combatente não para a revolução.

— Vou chegar de cabeça erguida, quero chegar lá (na PF de Curitiba) e falar para o delegado: ‘estou à sua disposição’. Mas a história vai provar que quem cometeu o crime foi o delegado que acusou, o juiz que me condenou e o MP que foi leviano comigo — disse ele, para em seguida decretar que “sairá dessa ainda maior”.

— Sairiei dessa maior, mais forte, mais verdadeiro e inocente. Quero provar que eles é que cometeram o crime — disse, ressaltando que sairá da prisão de “peito estufado”. As informações são de O Globo.

E continuou:

— Estou sendo processado, mas tenho dito claramente. Sou o único ser humano proecssado por uim apartamento que não é meu. Que o (jornal) O GLOBO mentiu quando disse que era meu. A que a Lava-Jato mentiu quando disse que era meu. Eu pensei que o o juiz Moro ia resolver e ele mentiu também — disse Lula.

O GLOBO foi o primeiro a revelar, em 2010, a ligação do ex-presidente com o tríplex do Guarujá, no litoral de São Paulo, que acabou se tornando o pivô de sua condenação a 12 anos e 1 mês de prisão. Duas reportagens do jornal, em 2010 e 2014, mostraram que o imóvel pertencia a Lula e a sua mulher, Marisa Letícia.

Diante da militância, ele atacou a forma como vem sendo tratado pela justiça.

— Não estou acima da Justiça. Se não acreditasse, eu tinha proposto uma revolução nesse país. Acredito numa Justiça justa que faz processo baseado nos autos, na prova concreta que tem a arma do crime – disse ele, continuando.

— O que não posso admitir é um procurador que fez um powerpoint e foi pra TV dizer que o PT é uma organização crminosa que nasceu para roubar o Brasil. E que o Lula, por ser a figura mais importante, e ele é o chefe. E se o Lula é o chefe não preciso de prova, eu tenho convicção. Guarde a convicção dele para os comparsas.

Pouco antes, ele retiomou discurso de sindicalista antes da decretação de sua prisão, que deve acontecer ainda neste sábado. Procurando dar um tom histórico – Lula estava ao lado de padres da região, numa lembrança da época em que contou com a ajuda da Igreja Católica para tentar evitar sua prisão na década de 1980 – Lula pontuou o discurso rememorando sua trajetória.

— Na minha consicência, parte da conquista da democracia a gente deve a esse sindicato dos metalúrgicos, a partir de 1978. Aqui foi minha escola, aqui eu aorendi sociologia, economia, física, química e aprendi fazer muita política. No tempo que eu era presidente, as fabricas tinham 140 mil professores que ensinavam fazer as coisas.

Ele também direicionou o discurso às classes menos favorecidas.

— Sonhei que era possível governar esse país, envolvendo milhões de pobres na economia, nas universadades, criando milhões de empregos. Sonhei que era possível um metalúrgico sem diploma cuidar mais da educação que qualquer diplomado. Sonhei que era possível diminuir mortalidade infantil levando leite, feijão e arroz. Sonhei que era possível pegar os estudantes da periferia e levar para as melhores universidades para não ter só juízes e procuradores da elite. Daqui a pouco vamos ter juízes e procurados de Heliópolis. Esse crime eu cometi, que eles não querem que eu cometa mais.

Lula ainda fez um discurso emocionado ao falar dos ataques contra sua família.

— Não é fácil o que sofre minha família, como sofrem meus filhos, mas não é fácil o que sofreu dona Marisa. A antecipação da morte da Marisa foi provocada pela sacanagem e pela safadeza que o Ministério Público e a imprensa fizeram contra ela.

Logo depois das orações feitas por Dom Angélico – a militância chegou a rezar um pai Nosso – Lula fez questão de ressaltar sua trajetporia á frente do sindicato. Lembrou a improtçancia das pessoas que trabalham no “chão da fábrica”.

— Eu nasci nesse sindicato. Quando cheguei aqui esse sindicato era um barraco.

Em seguida, disse que viveu os melhores momentos da vida naquele sindicato, em 1968, quando ingresso para o movimento sindicalista.

O ex-presidente relembrou da greve de 1979, segundo ele uma “das graves mais extraodinarias desse país”.

Durante o discurso, Lula fez homenagem à ex-presidente Dilma Rousseff. Lula disse que sempre dividirá seu sucesso na Presidência com ela:

— Dilma foi possívelmente a mais injustiçada na política desse país.

Lula também fez uma deferência aos presidenciáveis Guilher Boulos (Psol) e Manuela D’Ávila (PCdoB)

— Boulos inicioui uma jornada pelo PSOL, é um companheiro da mais alta qualidade, tem que ser levado em conta. Você tem futuro, meu irmão.

Em seguida, elogiou Manuela:

— Ela está fazendo fazendo sua primeiara experiência como candidata à Presidência. Eu acho um motivo de orguilho e uma perspectiva de esperança para esse país. Gente nova disposta a enfrentar a negacao da política.

Lula permaneceu refugiado no Sindicato dos Metalúrgicos desde o inicio da noite de quinta-feira, quando o juiz Sergio Moro decretou sua prisão e determinou que ele se entregasse naquele dia até 17h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.