Deputado Nelter Queiroz faz desabafo sobre situação hídrica do RN

Resultado de imagem para Deputado Nelter Queiroz faz desabafo sobre situação hídrica do RN

Nesta quinta-feira (26) o deputado Nelter Queiroz (PMDB) fez um aparte ao pronunciamento do deputado Vivaldo Costa (Pros), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), para lembrar que foi o primeiro a lutar pela construção de uma adutora de engate rápido para Jucurutu, e que a empresa executante da obra foi a mesma contratada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para construir a adutora de Acari e Currais Novos.

“Eu chamei atenção na época, pois essa empresa não fez o serviço bem feito em Jucurutu e também não faria em Acari e Currais Novos”, ressaltou o deputado. Nelter lembrou que avisou diversas vezes que a construção da adutora de engate rápido de Caicó, partindo da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, seria um equívoco, já que o reservatório não atendia satisfatoriamente os sistemas adutores existentes. “O Governo do Estado fez alguns poços em Afonso Bezerra para reduzir a retirada de água da Armando Ribeiro Gonçalves. A adutora que vai até Patu está parada há mais de um ano porque não tem água na Barragem”, disse o deputado.

O parlamentar frisou que, por diversas vezes, avisou no plenário da ALRN que, quando concluída, a adutora de engate rápido não teria água para abastecer Caicó. “Eu já dei a ideia diversas vezes e volto a dizer, a solução imediata para as adutoras de Caicó, Serra de Santana, Currais Novos e Acari, e até a de Patu, é a construção de uma nova adutora, com extensão de 50 quilômetros, tirando água do lençol freático de Upanema. Esse projeto já existe em Brasília. Assim, essa nova adutora chegaria até Jucurutu onde seria interligada com as demais. Essa é a solução.”.

INSATISFAÇÃO

Segundo Nelter Queiroz, ainda em seu aparte, enquanto falta dinheiro para a viabilização de obras no Rio Grande do Norte, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, leva semanalmente recursos para o Pará, seu estado de origem. “A bancada federal tem que dar um murro na mesa para resolver essa questão. Salvaram Temer ontem, mas infelizmente não conseguem nada para o nosso Estado”, alertou o parlamentar, dizendo que já tinha apelado na ALRN para que os deputados e senadores colocarem o presidente pra fora.

“Está faltando a bancada federal bater na mesa e exigir do presidente uma atenção especial com nosso Estado, pois dinheiro em Brasília tem, falta é força da bancada federal. É lamentável a falta de um homem como Aluízio Alves à frente de nosso Estado; a falta de tantos homens como Nélio Dias, Iberê Ferreira de Souza e Fernando Bezerra, que tanto fizerem pelo Rio Grande do Norte”, concluiu Nelter, chamando atenção de que os grandes problemas vivenciados na atualidade foram gerados pelo descaso do governo Rosalba Ciarlini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.