Decisões judiciais podem mudar lista de vereadores eleitos em Natal; Justiça Eleitoral marca nova totalização de votos

Sede da Câmara Municipal de Natal — Foto: Elpídio Júnior/CMN

A lista de vereadores eleitos no último domingo (15) em Natal, poderá sofrer alterações, por causa de uma nova totalização de votos marcada para a próxima quinta-feira (19). Devem entrar na contagem os votos de dois nomes do PTB, cujas candidaturas estavam sub judice, mas conseguiram decisões favoráveis.

Com a contagem dos votos de Luciano Nascimento – 3.464 – e Silvio Dantas – 1.362 – o PTB deverá ter mais um eleito. Luciano teve o maior número de votos no partido e deverá se juntar a Antônio Peixoto (PTB) e Hermes Câmara (PTB) no Legislativo municipal.

Com isso, projeções sobre coeficiente eleitoral apontam que o PT perderia uma das três vagas conquistadas. Entre os três candidatos do partido dados como eleitos, Daniel Valença foi o menos votado e poderá ficar fora.

De acordo com o presidente estadual do PTB, Getúlio Batista, a mudança já era esperada desde o domingo de votação, porque a situação dos candidatos junto à Justiça Eleitoral já tinha sido regularizada na semana passada. Porém, o sistema ainda não tinha sido atualizado no domingo, porque faltava sair o trânsito e julgado.

“Eram questões formais, em que foi dado prazo para os candidatos apresentarem a documentação e deu tudo certo. No domingo, algumas pessoas ficaram apreensivas, porque informava que estava sub judice, mas já estava tudo regularizado”, afirmou. “A gente já estava esperando eleger entre dois e três vereadores”, disse ainda.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, o Juiz da 1ª zona eleitoral, Kennedi de Oliveira Braga, determinou a realização de nova totalização dos votos que será realizada na próxima quinta-feira (19), às 10h, no cartório eleitoral da 1ª ZE, em cerimônia pública.

“Neste ato será feito o reprocessamento da totalização o que pode ocasionar mudanças na relação de vereadores eleitos na capital”, informou o TRE em nota.

G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.