Cristiane Dantas registra 88 anos de emancipação política de Alexandria

A comemoração pelos 88 anos de emancipação política de Alexandria, município localizado na região Oeste potiguar, foi registrada pela deputada Cristiane Dantas (PPL) em pronunciamento feito na manhã desta quarta-feira (7), durante sessão na Assembleia Legislativa. A parlamentar destacou um pouco da história do município e alguns de seus filhos ilustres.

“Antes de ser município, Alexandria era conhecida como Povoado Barrigudo, em referência a serra que é cartão postal da cidade. Alexandria é terra de povo trabalhador, com filhos ilustres que participaram, e participam da história política do nosso estado”, disse.

Alexandria foi emancipado de Martins e Pau dos Ferros na década de 1930, com a denominação João Pessoa. O nome do município, vigente desde 1936, é uma referência a Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, mulher de Joaquim Ferreira Chaves, que foi senador e governador do Rio Grande do Norte. Desde a sua emancipação, desmembraram-se de seu território os municípios de Tenente Ananias (1962), João Dias e Pilões (os dois últimos em 1963).

Sua principal atração turística é a Serra Barriguda, que é atualmente é uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte e tem formato semelhante ao de uma mulher grávida. Considerado um centro de zona do Brasil, Alexandria ainda conta um rico artesanato e realiza uma quantidade diversa de eventos todos os anos, como o Carnaval Tradição, um dos melhores do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.