Covid-19: RN tem 9 hospitais com 100% de ocupação e 25 pacientes na fila de espera

O aumento exponencial nos casos de Covid-19 voltou a lotar hospitais do Rio Grande do Norte. Na tarde desta segunda-feira (24), 9 hospitais da rede pública de saúde estão com 100% dos leitos de UTI ocupados com pacientes em estado grave diagnosticados com coronavírus.

Dados do “Regula RN”, sistema que monitora em tempo real a situação dos hospitais, mostram que, por causa da superlotação nos hospitais, há 25 pessoas na fila de espera – são pacientes aguardando a liberação de um leito para receberem assistência.

A situação mais crítica é na Grande Natal. Quatro hospitais da região estão com todos os leitos de UTI ocupados na tarde desta segunda-feira. São três em Natal – Pescadores, Maria Alice Fernandes e Municipal de Natal – e um em São Gonçalo do Amarante – o Belarmina Monte.

No Hospital Giselda Trigueiro, também na capital, a taxa de ocupação é de 90%. Só há 2 leitos disponíveis. Já no João Machado, outro hospital de Natal, a taxa é de 89%, com apenas 1 leito à disposição.

No interior, cinco hospitais estão com 100% de ocupação: Mariano Coelho (Currais Novos), Almeida Castro e Rafael Fernandes (Mossoró), Aluízio Bezerra (Santa Cruz) e Cleodon de Andrade (Pau dos Ferros).

Em todo o Estado, são 84 pacientes internados no momento tratando Covid-19 em UTI, em um universo de 135 leitos. Ou seja, a taxa média de ocupação está em 62%. É a maior taxa de ocupação desde 3 de julho. Apesar de haver leitos disponíveis, eles estão espalhados por todo o Estado, enquanto a maior concentração de pacientes é na Grande Natal.

Procura por leitos

A procura por leitos de UTI tem aumentado, segundo o Regula RN. Neste domingo (23), a média diária de solicitações chegou a atingir 63 pedidos por dia. A última vez que este número esteve tão alto foi em 28 de junho.

Explosão de casos

A superlotação nos hospitais reflete o aumento de casos de Covid-19 registrado nos últimos dias no Rio Grande do Norte. Em janeiro, até agora, já foram confirmados no Estado mais de 17 mil casos da doença – quase a soma de todos os casos confirmados nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021. Só na semana passada foram mais de 10 mil casos. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira.

Os óbitos também estão em alta. Nos primeiros 24 dias de 2022, foram registrados no RN 75 mortes pela Covid-19, uma média de 3 por dia. Para se ter uma ideia da alta, no fim do ano passado, o Estado chegou a ter dias sem registro de mortes.

Abertura de leitos

Diante dessa situação, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) reabriu 11 leitos de UTI nesta segunda-feira. Com isso, a oferta de leitos críticos subiu de 124 para 135.

Apesar do aumento, a oferta de leitos está muito abaixo do recorde registrado nesta pandemia: 25 de junho do ano passado, quando eram ofertados 415 leitos de UTI na rede pública.

Portal 98FM Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.