Corrupção gira ‘mais de um Brasil’ por ano

CORRUPCAO

Considerada uma “indústria global”, a corrupção movimenta por ano cerca de US$ 2 trilhões, montante superior à riqueza gerada pela economia brasileira, ou o equivalente a todo o Produto Interno Bruto (PIB) da França.

O alerta é da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que, ao lado do Banco Mundial, publicou um informe apontando que o desvio de dinheiro de cofres públicos mina os benefícios da globalização e impede que ganhos econômicos sejam investidos em educação, tecnologia e infraestrutura.

O levantamento estima que o dinheiro anual destinado à corrupção é metade de tudo o que o mundo precisa para garantir uma infraestrutura adequada a seus cidadãos até 2030. “Volumes grandes são pagos a mãos corruptas para ganhar contratos e ter acesso a negócios de uma forma não baseada no mérito”, diz a OCDE, alertando que os recursos acabam servindo a interesses privados, e não aos interesses nacionais.

Segundo a entidade, a ideia de que a corrupção é um mecanismo de entrada do capital estrangeiro é falaciosa. De acordo com o estudo, propina “não ajuda no crescimento de países onde o investimento estrangeiro” tem papel central na economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.