Coren emite alerta à enfermagem do RN

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (COREN-RN) vem através deste alertar os profissionais de enfermagem do estado. Somos mais de 60% da força de trabalho em todos os serviços de saúde, estamos na linha de frente de todos os processos de trabalho relacionados à assistência à população. Claro, não seria diferente no combate a pandemia da Covid-19. Vivemos o ano de 2020 dedicados à enfermagem, um ano de muita tensão, de perdas de profissionais para a doença causada pelo novo coronavírus. Porém, este foi também um ano que fez a sociedade conhecer e começar a reconhecer o importante papel que desempenhamos.

Iniciamos 2021 com mais um grande desafio, dando continuidade ao combate a esta doença nefasta, um momento muito esperado e almejado por todos, a chegada da vacina contra o vírus Sars Cov-2. E, mais uma vez, a enfermagem assumiu o seu papel de protagonista nessa missão.

Por tudo isso, queremos neste momento chamar a atenção de todos os profissionais envolvidos nos programas de imunização para exercerem as suas atividades com profissionalismo, com ética e com respeito a vida. Não podemos deixar que casos de maus exemplos venham a difamar a imagem de competência técnica, ética e legal de nossa categoria.

Busquemos realizar todo o processo de trabalho pautados no conhecimento científico, na técnica e no respeito a nossa legislação. E, principalmente, no respeito a vida. Sejamos cada um fiscal de nossas atividades, vamos ter cuidado para minimizar os riscos e erros, vamos respeitar os grupos prioritários e denunciar os maus profissionais que, por qualquer motivo que seja, não administrem a vacina corretamente, como tem sido mostrado em vídeos que circulam nas redes sociais de casos acontecidos pelo Brasil a fora.

Caso identifique alguma dessas atitudes antiética e criminosas, denuncie ao COREN-RN. Estamos alertas no apoio e respaldo aos profissionais éticos, como também estamos quanto as penalidades àqueles que não respeitem os princípios éticos e legais da nossa profissão.

Por fim, exigimos dos gestores condições dignas de trabalho, treinamento e EPIS de qualidade para todos os profissionais que atuam no combate a pandemia. O COREN-RN busca diariamente em seu ofício garantir a vacina para todos os profissionais de enfermagem, bem como o acesso justo e correto a todos os cidadãos brasileiros.

Sigamos juntos, o COREN-RN está ao seu lado buscando a valorização e o reconhecimento do nosso papel no sistema de saúde brasileiro.

PLENÁRIO DO COREN-RN GESTÃO 2021-2023

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: