Contas de luz terão alívio com bandeira vermelha 1 em dezembro

As contas de luz terão um alívio em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta segunda-feira, que será aplicada no próximo mês a bandeira vermelha no patamar 1 nas tarifas de eletricidade. Ou seja, haverá uma cobrança extra de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Desde outubro, a bandeira em vigor era a vermelha no patamar 2, a mais cara desse sistema, com custo extra de R$ 5 a cada 100 kWh consumido. A Aneel explicou que uma melhora no nível dos reservatórios permitiu a mudança.

“Houve uma pequena evolução na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas em relação ao mês anterior, o que possibilitou o acionamento da bandeira vermelha no patamar 1. Ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício”, disse a agência, em nota. As informações são de O Globo.

O sistema de bandeiras sinaliza o custo real da energia gerada. Com menos água nas barragens das hidrelétricas, é preciso acionar mais usinas térmicas para garantir o abastecimento de energia. Além de mais poluentes, essas usinas são caras. A bandeira serve para cobrir parte desses custos.

A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde). Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas. É o que está ocorrendo neste ano, quando os níveis dos reservatórios das hidrelétricas de todo o país registram baixas históricas.

As chuvas aumentaram e atingiram a maior parte do Brasil nas últimas semanas, mas os reservatórios das principais hidrelétricas do país continuam a receber menos água do que o esperado, segundo o governo. A situação mais crítica dos reservatórios está no Nordeste. Na região, as barragens operam com 5,29% da capacidade.

Região que concentra a maior parte das hidrelétricas do país, Sudeste e Centro-Oeste estão com 18,49% de volume de água nos reservatórios. No Norte, o índice está em 17,17%. A situação mais tranquila é no Sul, onde as barragens operam com 61,18% da capacidade de armazenamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.