Confirmada tentativa de fraude no concurso público da Polícia Civil do RN

*Por Fábio Vale/Repórter do JORNAL DE FATO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) confirmou no final da manhã desta segunda-feira (12) uma tentativa de fraude no concurso público da instituição, que teve provas aplicadas neste domingo (11) para os cargos de agente e escrivão. Mais de 61 mil candidatos se inscreveram no certame.

Através de nota encaminhada à reportagem na manhã de hoje, a Assessoria de Imprensa da PCRN disse que durante a aplicação das provas, foi identificada uma tentativa de fraude, na cidade de Natal. “A conduta foi devidamente coibida, com a autuação em flagrante de um candidato, na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, pelo crime previsto no artigo 311-A, do Código Penal, na modalidade tentada”, explicou a instituição.

A PCRN disse que o inquérito policial foi instaurado e as investigações estão tramitando no Departamento de Combate à Corrupção (DECCOR). A instituição garantiu que o certame segue o curso normalmente e reforçou o compromisso com a transparência perante à sociedade, em especial os candidatos, destacando que, caso sejam verificadas quaisquer outras práticas ilícitas, as medidas administrativas e criminais necessárias serão adotadas, com a responsabilização do(s) autor(es).

A PCRN destacou ainda que se fez presente de forma maciça em todos os locais de prova neste domingo, buscando garantir a lisura do certame e a prevenção à fraude. A reportagem também manteve contato com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame, mas, até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Mais de 61 mil candidatos se inscreveram para participar da seleção que oferta 301 vagas no total. As provas para agente e escrivão aconteceram ontem; e a de delegado, terá o exame teórico apenas no próximo dia 18. A aplicação acontece em escolas de cidades como Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Após a aprovação no exame teórico, os candidatos ainda passarão por outras etapas, como avaliação física, exame psicotécnico e curso de formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.