Comitê de Servidores para prevenção à Covid-19 avança no plano de retomada do trabalho na ALRN

Com a publicação, nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa, da portaria que designa os integrantes do Comitê de Servidores para prevenção e combate à Covid-19, ficam oficializados os representantes das diretorias, gabinetes parlamentares, coordenações e diretorias, que já vêm atuando na elaboração do plano de retomada gradual do trabalho.

O comitê é formado por 19 servidores de 12 setores da Casa e as reuniões estão acontecendo por videoconferência. “A cada semana adiantamos o plano de reabertura e a retomada gradual do trabalho irá acontecer com o número de servidores e horário reduzidos, mantendo parte das atividades de forma remota, como vem acontecendo”, explica o diretor de Políticas Complementares da ALRN, Ricardo Fonseca.

Criado por ato da Mesa Diretora, o comitê é coordenado pela Diretoria de Políticas Complementares e vem trabalhando na elaboração de estratégias de atuação da Assembleia Legislativa em alinhamento com as definições constantes das diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Comissões de Saúde da Casa quanto à prevenção e ao combate.

De acordo com o diretor, estão sendo feitas organizações na infraestrutura para receber os servidores. O plano consta de protocolos de higiene, segurança e logística de acordo com o funcionamento dos setores. Na questão da segurança, estão previstos o acesso único por uma única porta, para controle de entrada e saída; na vigilância a fiscalização constante do uso da máscara nas instalações da Casa e o monitoramento para inspecionar e combater possíveis aglomerações nas áreas comuns.

Relativos à higiene, entre outros procedimentos está prevista a instalação de álcool gel em lugares de fácil acesso e visualização; a limpeza de ar-condicionado intensificando os serviços de manutenção preventiva; a desinfecção dos elevadores, reforçando a higienização no intervalo de 1h, a depender do fluxo de pessoas que circulam pelo elevador.

Além destas e outras medidas, será aplicado um questionário com todos os servidores para acompanhamento epidemiológico. “Também acompanhamos todos os casos da doença entre servidores na ativa, aposentados e terceirizados”, explica o coordenador de Gestão de Pessoas, Thyago Cortez.

Para o diretor-geral da ALRN, Augusto Viveiros, é importante a atuação do Comitê para garantir a retomada gradual com segurança. “Eles irão propor as medidas preventivas para evitar disseminação do novo coronavírus na ALRN, sugerindo regras e procedimentos. Determinamos à equipe que monitore a saúde dos servidores, também a limpeza e a higienização da sede e anexos da Assembleia, conforme os protocolos de biossegurança. Estamos todos unidos no combate ao novo coronavírus”, afirmou.

Outra atribuição será a notificação de casos de Síndrome Gripal através do eSUS VE. O Comitê também é quem será o responsável pela divulgação dos protocolos de biossegurança através de oficinas, panfletos, banners, comunicação via intranet, TVs internas, TV Assembleia, e-mail e redes sociais do Legislativo do RN. As ações podem ser acompanhadas no @assembleiarn e no al.rn.leg.br.

Prevenção
O prédio da Assembleia Legislativa passou por desinfecção. Trinta técnicos das Forças Armadas que atuam no Rio Grande do Norte e na Paraíba fizeram a desinfecção do Legislativo Potiguar na última semana para combater o novo coronavírus. O processo de sanitização contemplou ações de higienização e eliminação do vírus, responsável pela pandemia da Covid-19.

Além do trabalho do comitê e da desinfecção, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas elaborou cartilha com orientações aos servidores, sobre como minimizar os impactos do isolamento social. E como suporte nesse momento de pandemia, junto com a Divisão de Saúde, está oferecendo um serviço por telefone para os que necessitarem de algum esclarecimento.

A Divisão de saúde se movimentou também para assegurar a saúde física e saúde mental dos servidores, disponibilizando atendimentos virtuais para pacientes em tratamento, como é o caso da terapia feito por psicólogos e ainda, a telemedicina feita por profissionais de saúde da Casa.

Para conscientização de todos, a TV Assembleia está produzindo material de vídeo com repórteres e apresentadores detalhando dicas de prevenção ao coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.