Cai 18% o número de homicídios no RN em relação ao mesmo período de 2017

Imagem relacionada

Número de crimes teve redução de 15% no estado, mas, em alguns municípios a violência tem aumentado

O número de homicídios registrados no Rio Grande do Norte até o final de maio teve uma redução de 18% no comparativo com o mesmo período de 2017, de acordo com o relatório do Obvio (Observatório da Violência). No ano passado, 1.030 pessoas foram assassinadas nos primeiros cinco meses do ano. Em 2018, o número caiu para 844.

Natal teve uma redução percentual maior que a média (26%), mas continua liderando o ranking da violência no estado com 197 casos registrados em 2018 e 268 em 2017. Em Parnamirim, terceiro município mais violento do estado, a redução chegou a 38% e o número total de crimes caiu de 71 para 44.

Por outro lado, o município de São Gonçalo do Amarante, que ocupa a quarta posição no ranking, registrou um aumento de 36% saltando de 36 para 49 casos registrados em cinco meses. Em Canguaretama e Areia Branca, o índice também teve um crescimento significativo (55% e 37%, respectivamente). O aumento percentual mais drástico ocorreu no município de São José de Mipibu, onde o número de casos dobrou em um ano, saltando de 11 para 22 casos registrados. 

Para o especialista em segurança pública, Ivênio Hermes, que coordena o Obvio, os números são reflexos de uma política de segurança direcionada para determinados locais, deixando outras áreas vulneráveis. <br><br>O relatório contabiliza homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, dentre outras condutas violentas. De acordo com o Obvio,

os crimes mais comum no estado foram os casos tipificados como violência interpessoal, que correspondem a 359 casos registrados este ano. A classificação é utilizada para os casos que ocorrem no ambiente social entre conhecidos ou desconhecidos e pode ser chamada também de extrafamiliar ou comunitária. Em seguida, estão os crimes encomendados por terceiros, identificados em 310 casos registrados este ano. Já a ação do tráfico só teve relação direta com 15 homicídios, de acordo com a análise do relatório.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.