Breve Manifesto pelo Dia da Família


A família no Brasil mudou. Segundo o IBGE, desde o censo de 2010 o modelo da família nuclear pai¬ mãe ¬filhos já não é predominante no país. Em 2017 pouco mais de 40% das famílias seguiam este modelo. https://blogs.oglobo.globo.com/todos¬pela-educacao/post/dia¬das¬maes¬dia¬dos¬pais¬ou¬dia¬da¬familia.

Nos novos arranjos familiares se encontram casais sem filhos, pais divorciados vivendo com ou sem seus filhos, casais homoafetivos, irmãos que moram juntos, netos que moram com avós, e famílias mosaico (“os meus, os seus e os nossos filhos”), entre outros. Além de permanecer sempre atenta às necessidades individuais das crianças, a escola precisa permanentemente se adaptar aos tempos. Entre os equívocos mais comuns das escolas, por exemplo, está o de obrigar todos os alunos a participarem das comemorações do Dia dos Pais (ou das Mães) e o de não vinculá-las ao currículo.

Cada vez mais, pelo Brasil, as escolas têm trocado o _Dia das Mães_ e o _Dia dos Pais_ ¬¬¬datas que têm hoje significados puramente comerciais, pelo *Dia da Família*. Já no ano de 2001 o Ministério da Educação instituiu o *Dia Nacional da Família na Escola*, e passou a promovê-lo nas redes de ensino. Em muitas partes do país a escola pública já adotou este modelo em substituição à comemoração exclusiva das mães ou dos pais, e comemora o *Dia da Família* com as crianças e seus cuidadores familiares, qualquer que seja seu gênero, sejam eles pais, tios, avós, irmãos ou primos.

Aqui em Natal há vários anos o Dia da Família já é comemorado também em escolas particulares como a C*s* *sc*l*, o C**, e o *sp*ç* *nf*nt*l Pr*m**r*s P*ss*s. Em outras escolas, contudo, ele passa inteiramente desapercebido no calendário. Só pensamos nas coisas quando elas nos doem. A minha filha tem dois anos e meio de idade e é órfã de mãe. No entanto, na escolinha em que ela passa seus dias ela foi envolvida em _mais de vinte atividades_ ao longo de _duas semanas_ para comemorar sua Mamãe, desenhar a sua Mamãe, fazer vários presentinhos para a sua Mamãe… é tanta comemoração de Dia das Mães que chega a ser um tormento.

Eu nunca havia visto antes a minha filha voltar para casa inteiramente absorta em pensamentos, sem curtir o caminho que fazemos a pé, nunca a havia visto pedir para não ir à escola, nunca havia lhe visto chorar me pedindo para não deixá-la na sala de aulas (aconteceu no dia da _Festa das Mães_, da qual eu de fato viria a participar). De tudo que escrevi acima, a minha proposta segue de maneira natural: ao invés de expormos nossos pequeninos a imposições puramente comerciais relacionadas a datas comemorativas que não têm tradição ou qualquer significado especial, e corrermos o risco de causar com isso constrangimentos às crianças que se encontram em situação de desvantagem com relação ao modelo “tradicional” de família, que tal de agora em diante comemorarmos apenas o *Dia da Família?!

Lista de eventos da escola da minha filha, nas duas semanas anteriores ao Dia das Mães
30/04 ¬ 2a¬feira (manhã) ATIVIDADE: DESENHANDO MINHA MAMÃE
01/05 ¬ 3a¬feira (feriado) DEVER EM CASA: ESCOLHER UMA FOTO DA MAMÃE
02/05 ¬ 4a¬feira (escola) CONFECÇÃO DE MURAL PARA A MAMÃE (noite) TRAZ PRESENTE PARA MAMÃE (tulipas artificiais)
03/05 ¬ 5a¬feira (manhã) MONTANDO UMA FLOR PARA A MAMÃE COM O CARIMBO DAS MÃOS (tarde) CONFECCIONAR UMA LEMBRANÇA PARA MAMÃE (traz para casa creme para o corpo da mamãe)
04/05 ¬ 6a¬feira (manhã) ENSAIO PARA A FESTA DA MAMÃE (não descrito na agenda)
05/06 ¬ sábado (escola) DIA DAS MÃES EM FAMÍLIA
06/06 ¬ domingo
07/06 ¬ 2a¬feira (manhã) INGLÊS: MOTHER’S DAY PRESENTATION (manhã) ATIVIDADE: MONTANDO UM PORTA¬RETRATO PARA A MAMÃE (tarde) ENSAIO: DIA DAS MÃES
08/06 ¬ 3a¬feira (manhã) INGLÊS: MOTHER’S POSTER (manhã) ENSAIO PARA A FESTA DA MAMÃE (não descrito na agenda)
09/06 ¬ 4a¬feira (manhã) INGLÊS: PICTURE’S FAMILY (manhã) HOMENAGEM A MAMÃE EM NOSSA SALA (com a presença das mães na escolinha) (tarde) CONFECCIONAR A LEMBRANÇA DA MAMÃE (traz para casa rosa artificial para mamãe) 10/06 ¬ 5a¬feira (manhã) INGLÊS: MOTHER’S CARD (manhã) PRODUZINDO UM CARTÃO PARA A MAMÃE (tarde) CONFECCIONAR LEMBRANÇA PARA A MAMÃE (traz para casa balão com foto da mamãe pendurada)
11/06 ¬ 6a¬feira (manhã) INGLÊS: MOTHER’S CARD (tarde) CONCLUINDO A LEMBRANÇA DA MAMÃE (traz para casa cartão para mamãe)
12/06 ¬ sábado
13/06 ¬ domingo (DIA DAS MÃES) Vale notar ainda que durante este período a minha filha esteve envolvida em fazer ou ao menos trouxe para casa pelo menos oito lembrancinhas para entregar à sua Mamãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.