Brasil está na lanterna de crescimento econômico no 1º trimestre

A frágil reação da economia brasileira no primeiro trimestre, que cresceu 1% na comparação com os últimos três meses de 2016, não foi suficiente para tirar o Brasil da lanterna de uma lista de 39 países que já divulgaram o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) no período.

Quando se considera a comparação anual, que é o critério usado internacionalmente para avaliar o desempenho das economias, o PIB brasileiro teve retração de 0,4% em relação ao primeiro trimestre de 2016, o pior da lista de países analisados pela consultoria Austin Rating,responsável pela elaboração do ranking.
— A avaliação da economia em períodos iguais é mais precisa, pois o desempenho do primeiro trimestre em relação ao quarto, por exemplo, pode estar contaminado por fatores como a reposição de estoques que baixaram no final do ano — diz Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating.

Agostini observa que, se fossem tomados os resultados do primeiro trimestre na comparação com o quarto trimestre de 2016, a expansão de 1% colocaria o Brasil na 14ª posição entre as 39 economias analisadas. Mas, pelo critério usual, o quadro muda.

— Mais uma vez, o Brasil foi superado pelas economias da Grécia, Ucrânia e Rússia, por exemplo — observa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.