Bolsonaro faz ofensiva no Nordeste, única região em que não lidera

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, iniciou nesta quinta-feira, 4, uma ofensiva para atrair o eleitor nordestino. É na região que ele apresenta o pior desempenho segundo a última pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo divulgada na quarta-feira à noite. Pelo Twitter, ele disse que o “Brasil é um gigante hoje” pela força da população do Nordeste.

A região é a única em que ele aparece atrás do seu principal adversário, o candidato Fernando Haddad (PT). De acordo com o Ibope, Bolsonaro lidera as intenções de voto no quadro nacional com 32% e Haddad aparece com 23%. No Nordeste, Haddad tem 36% das intenções de voto e Bolsonaro, 21%.

Em entrevista à Rádio Jornal do Commercio, do Recife, Bolsonaro disse que, se eleito, não vai “fechar as torneiras” para os governadores de partidos de oposição. Em aceno ao eleitor nordestino, o deputado prometeu ainda priorizar a segurança hídrica na região, manter e aumentar o valor dos programas sociais como o Bolsa Família. Aos ouvintes da emissora, Bolsonaro ainda lembrou que a filha dele tem “sangue nordestino” . Kleber Nunes e Luci Ribeiro, O Estado de S.Paulo

De acordo com o Ibope divulgado na segunda-feira, 1, Bolsonaro é rejeitado por 59% dos eleitores do Nordeste, tradicional reduto eleitoral do PT. Com exceção de Alagoas, onde o capitão reformado empata com Fernando Haddad (PT), o deputado perde em todos os outros oitos estados da região.

“Não estar afinado com um governador não pode sacrificar a população, isso faz parte daquilo que eu sempre preguei, que é a união dos povos. O Estado que eleger um governador do PT ou PDT, não tem problema nenhum, queremos descentralizar os recursos, não tem porque fechar torneira para governadores”, disse.

Bolsonaro declarou que se eleito não pretende começar novas obras pelo Brasil, mas destravar as que ainda não foram entregues com a ajuda do Exército. Para o Nordeste, o candidato disse que os empreendimentos de infraestrutura hídrica serão prioridade. “Em Israel chove menos, e se planta de tudo, eles ainda exportam para a Europa. Quero trazer (esse modelo) para cá”, afirmou.

Em sua conta no Twitter, Bolsonaro também ensaiou uma tentativa de aproximação com eleitores nordestinos. Também nesta manhã, Bolsonaro usou o Twitter para se aproximar de eleitores da região. “A essência do povo nordestino é uma das principais belas formas da diversidade cultural do Brasil. Graças a estes homens e mulheres o Brasil é um gigante hoje. Preservando nossos valores familiares e com o que temos em material humano e natural, podemos e seremos maiores ainda!”, escreveu o candidato no microblog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.