Bolsonaro diz que governo planeja reduzir impostos de empresas

O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante evento oficial em Brasília Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O presidente Jair Bolsonaro escreveu nas redes sociais, neste sábado, que o governo estuda reduzir impostos para empresas. Como compensação, segundo ele, a medida avaliada pelo Ministério da Economia envolve criar um tributo sobre dividendos, que é uma parte do lucro distribuída aos acionistas da empresa.

“Ministério da Economia estuda reduzir impostos de empresas, gerando competitividade interna, empregos, barateamento do produto e competitividade também no exterior”, disse o presidente, citando o exemplo de medida semelhante adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“A ideia seria a troca da cobrança de Imposto de Renda sobre os dividendos. Atualmente, as empresas do Brasil que lucram mais de R$ 20 mil por mês pagam 25% de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e 9% Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), totalizando 34%. Em compensação, desde 1995, o Brasil não cobra Imposto de Renda sobre dividendos (parcela do lucro distribuída aos acionistas de uma empresa), na contramão da prática internacional”, explicou Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.