BNB lança planos de desenvolvimento territorial em Patu, Brejinho e Santa Cruz

Dentro do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), os territórios do Sertão do Apodi, Agreste-Litoral Sul e Trairí serão contempladas, na próxima semana, com o lançamento dos Planos de Ação Territorial (PATs). Nos dias 9, 10 e 11 de julho, em Patu, Brejinho e Santa Cruz, respectivamente, serão oficializadas as ações desenvolvidas em parceria com entidades, instituições, universidades, prefeituras, ONGs, associações e sindicatos ligados ao campo.

Criado para contribuir com a organização, fortalecimento e elevação da competitividade de atividades agropecuárias características de cada região, dentro da área de atuação do BNB, que compreende os nove estados nordestinos, mais norte de Minas Gerais e Espírito Santo, o Prodeter tem duas ações de apoio à bovinocultura leiteira implantadas no RN, nos territórios do Alto Oeste e Seridó.

A mesma atividade, responsável pela maior parcela de renda e ocupação do homem do campo, será contemplada no território do Sertão do Apodi. Na região Agreste, o trabalho prévio, coordenado por agentes de desenvolvimento do Banco, resultou na definição da cadeia produtiva da mandiocultura como negócio preponderante nos municípios, enquanto que no Trairí ficou definida a avicultura caipira como prioridade para o desenvolvimento local.

“Baixa produtividade e alto custo de produção são gargalos comuns aos pequenos produtores rurais, qualquer que seja a atividade explorada. Por isso a necessidade urgente do aumento da competitividade das cadeias produtivas, via ampliação de investimentos nos territórios”, analisa o gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB, Agnelo Peixoto Neto.

Entre as ações a serem trabalhadas, na bovinocultura de leite, estão facilitar o acesso ao crédito e a viabilização de compras coletivas; na mandiocultura, aumentar em 100% a produtividade por hectare de pelo menos 80 produtores rurais integrantes do território Agreste e Litoral Sul e, na avicultura caipira, a criação de um entreposto de ovos certificado e viabilização do financiamento para os elos da cadeia produtiva.

“O Banco do Nordeste, além de trabalhar para organizar as atividades escolhidas pelas próprias comunidades, tem papel fundamental para o êxito das ações com sua política de crédito. Nós estaremos contribuindo para a geração de emprego e renda, inclusão produtiva, redução de desigualdades e a consequente melhoria das condições de vida da população”, conclui o superintendente do BNB para o RN, Jorge Bagdeve.

Lançamento PAT Bovinocultura de Leite – Território Sertão do Apodi
Data: 09/07/2019

Horário: 8h30

Local: Auditório do Campus Avançado da UERN, em Patu

Lançamento PAT Mandiocultura – Território Agreste e Litoral Sul

Data: 10/07/2019

Horário: 14h30

Local: Teatro Municipal de Brejinho

Lançamento PAT Avicultura Caipira – Território do Trairí

Data: 11/07/2019

Horário: 8h

Local: Auditório do IFRN, em Santa Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.