Aulas da UFRN voltam de forma remota no dia 24 de agosto

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou nesta quinta-feira (16) que as aulas da graduação vão retornar no dia 24 de agosto. A retomada foi regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). As aulas na UFRN estão suspensas desde o dia 17 de março em função da pandemia do novo coronavírus.

As aulas, no entanto, serão de maneira remota e não presenciais. Segundo a instituição, essa é uma forma “cumprir a missão institucional da universidade e de atender às demandas da comunidade, preservando a segurança à saúde, a inclusão e a flexibilidade”.

O acesso vai ser através da Turma Virtual do SIGAA e outras plataformas virtuais. Para as atividades de interação online com professores e alunos simultaneamente, os gestores das turmas deverão respeitar os dias e horários registrados para a turma no SIGAA. A frequência e a participação dos alunos serão verificadas de acordo com o acompanhamento das atividades propostas. Os materiais solicitados pelo professor devem respeitar as limitações do período de pandemia.

A UFRN explicou que vai conceder um plano de dados móveis a estudantes de graduação que estejam matriculados e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, segundo a classificação do cadastro único da instituição. Haverá ainda um auxílio instrumental voltado para esses alunos, visando subsidiar a aquisição de equipamento para acompanhar as aulas remotas.

O benefício será concedido aos estudantes definidos como prioritários no cadastro único da UFRN, com renda familiar per capita de até um salário mínimo, podendo incluir também a faixa entre um salário mínimo e um salário mínimo e meio, a depender da disponibilidade orçamentária. O valor desse auxílio ainda não foi definido.

Matrículas e turmas

As turmas serão registradas no SIGAA como 2020.6. De acordo com a UFRN, os alunos já matriculados nas turmas do 2020.1 terão as suas matrículas preservadas, exceto em casos de impedimento de oferta da turma. A instituição informou ainda que haverá também um período de rematrícula para o aluno adicionar ou excluir turmas. Para alunos que estão com programa suspenso ou em mobilidade acadêmica, a matrícula pode ser reativada com requerimento na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A universidade também informou que não serão realizados cancelamentos de curso por abandono, decurso de prazo ou insuficiência de desempenho acadêmico. Além disso, os estudantes com necessidades educacionais específicas atendidos pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) que tiverem dificuldades de acompanhar as turmas poderão solicitar o regime de exercícios domiciliares.

Os componentes curriculares de natureza prática devem ser adaptados à forma prática pelo colegiado do curso. Se não houver essa possibilidade de forma remota, esse componente deve ser feito posteriormente ou, em casos excepcionais neste período, com a aprovação dos colegiados, e asseguradas as condições de biossegurança e as normas vigentes relativas à emergência em saúde pública da pandemia da Covid-19. O mesmo vale para atividades presenciais de estágios.

Para os cursos da modalidade a distância, fica assegurado o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Mandacaru Acadêmico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.