Audiência pública em Patu registra união em defesa de unidade do Samu no Médio Oeste

Após duas horas de exposições e discussões por um público qualificado e unido em torno da implantação de uma Base Avançada do Samu na região do Médio Oeste Potiguar, a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (30), em Patu, tirou dois encaminhamentos com relação às próximas providências a serem tomadas para a concretização dessa melhoria na área de saúde para todos os municípios da região.

“Dentro de 10 dias os prefeitos dos municípios do Médio Oeste vão se reunir, em local ainda a ser definido sobre a situação dos municípios e suas necessidades. Vinte dias depois será feita uma nova reunião com o Governo do Estado, em Natal já com o parecer técnico sobre a instalação de uma ou mais unidades na região e quais os municípios ou o município de localização”, anunciou o deputado Dr. Bernardo (MDB), propositor da concorrida audiência pública.

No desenvolvimento da audiência ficou evidenciada a união de todos os administradores municipais – prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e profissionais de saúde, que participaram da audiência, no tocante a necessidade de a Região contar com a cobertura do Samu.

O deputado propositor disse logo na abertura do evento que 77 municípios do Rio Grande do Norte são cobertos pelo serviço e lamentou que “apenas Apodi e Pau dos Ferros tenham base da Samu. A região tem 360 mil habitantes e só 60 mil têm cobertura desse serviço, muito importante para a população”.

Durante os debates, realizados na Câmara Municipal de Patu, também foi discutida a necessidade de mudança no fluxo de regulação de pacientes. Foi dado um exemplo que às vezes um paciente vai para Pau dos Ferros e somente depois é que é transferido para Mossoró, fazendo uma viagem longa e muitas vezes o hospital regional Tarcísio Maia não recebe os pacientes.

A mesa dos trabalhos, presidida pelo deputado Bernardo contou com a presença do Prefeito do Município, Rivelino Câmara; secretária adjunta de Saúde do Estado, Lyane Ramalho; presidente da Câmara Municipal de Patu, vereadora Lucélia Ribeiro; coordenador Administrativo Estadual do Samu, Caio de Souza Santos; prefeita de Olho D’ Água do Borges, Maria Elena; prefeito de Umarizal, Raimundo Nonato; prefeita de Lucrécia, Maria Conceição Duarte; Prefeita de João Dias, Damaria Jácome; secretária de Saúde de João Dias.

Dez municípios da região, Patu, Umarizal, João Dias, Lucrécia, Janduís, Almino Afonso, Rafael Godeiro, Messias Targino, Caraúbas e Olho D’Água do Borges estiveram representados na audiência pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.