Audiência Pública debaterá ações do Outubro Rosa Pet no RN

A Assembleia Legislativa realiza na próxima terça-feira (15) uma audiência pública com o tema Outubro Rosa Pet. O debate tem como objetivo discutir a importância da proteção animal e as ações do Outubro Rosa Pet, de prevenção ao câncer de mama em cães e gatos. O evento é uma propositura do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) que também é autor do Projeto de Lei que cria o Outubro Rosa Pet no Rio Grande do Norte.

De acordo com o parlamentar, o câncer de mama atinge cadelas e gatas de qualquer raça, sendo mais frequente em bichos com idade acima de 5 anos. “Esse é um tema que precisa ser discutido e abordado de forma séria em nosso Estado. Por isso, decidimos propor essa audiência pública”, disse o deputado.

Na campanha do “Outubro Rosa Pet”, veterinários em todo o Brasil orientam os tutores a palpar as amas dos animais à procura de pequenos nódulos firmes do tamanho de uma ervilha. Uma vez que esse nódulo é confirmado em consultório, a conduta é retirá-lo em uma cirurgia e mandá-lo para análise em laboratório para averiguar de que tipo de tumor se trata.

Em 50% dos casos encontra-se tumores malignos – daí a necessidade de detectá-los precocemente. Quando retirados logo no início, as chances de cura tornam-se altíssimas e muitas vezes nem é preciso submeter o animal a sessões de quimioterapia. A cirurgia, por si só, atinge a cura.

O debate desta terça-feira (15) contará com a participação do Rodrigo Padilha – Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da UNP; Filipe Carlos Bezerra Guedes – Secretário Geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Marcel Bezerra de Aguiar – Coordenador Estadual de Cuidado, Proteção Animal e Ações Especiais, Úrsula Tathiana – ONG Amor por Toda a Vida, Alessander de Medeiros – Centro de Controle de Zoonoses de Nata e a Deputada Estadual de Sergipe Kitty Lima.

A audiência pública será nesta terça-feira (15), às 14h, na Assembleia Legislativa do RN (Auditório Deputado Cortez Pereira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.