Governo vai começar obras de esgotamento sanitário de Cerro-Corá

Para mudar a vida de toda população de Cerro -Corá, que vê no esgotamento sanitário, a melhoria da qualidade de vida não só de seus  12 mil habitantes, mas também dos visitantes e turistas que irão conhecer a região pelo seu potencial turístico e de aventura, foi assinado na manhã desta quinta-feira (3), a Ordem de Serviço para as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Cerro-Corá.

Com o investimento de R$ 18 milhões do Governo do RN – por iniciativa da Secretaria de Turismo do RN, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial por meio do projeto Governo Cidadão – este município que há muito sofre com a necessidade de se implantar sistema de saneamento, terá em doze meses, quando a obra for concluída, de forma completa e eficaz,  um equipamento para dar o destino adequado aos despejos humanos e às águas servidas, com o objetivo sanitário de controlar e prevenir doenças, e o objetivo social de melhorar as condições de conforto e bem-estar dos moradores.

“Como não temos esse serviço sanitário coletivo, temos que – nós mesmos – arranjar uma saída. A maioria aqui usa a fossa no quintal, tendo que esgotar quando enche. É uma dificuldade grande. A chegada do esgotamento sanitário é um momento de muita felicidade pois junto com ela chega mais saúde, mais limpeza, mais vida. Que essa maravilha possa ir também para toda a Zona Rural”, disse emocionada a dona de casa, Maria Inês Lima, moradora de Cerro-Corá há 30 anos.

O secretário do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do RN e coordenador projeto Governo Cidadão chamou atenção para o grande diferencial desta obra, uma vez que está inclui tanto o sistema de esgotamento sanitário como o sistema de tratamento e coleta de efluentes.

“Além das ligações domiciliares e das estações elevatórias, Cerro-Corá vai receber uma estação de tratamento de primeiro mundo, um sistema que será pioneiro no RN.  Aqui é uma região de Serra, aqui é onde nasce nosso maior patrimônio hídrico, o Rio Potengi. Por isso não podemos fazer essa coleta de qualquer jeito, é preciso utilizar equipamentos de alta capacidade, onde a coleta será feita com o que há de mais moderno, em termos de tecnologia”, finalizou Vagner Araújo, prometendo voltar em breve, junto ao governador Robinson Faria, para a assinatura da Ordem de Serviço para a pavimentação da Estrada da Produção de Cerro-Corá – Lagoa Nova (RN-087).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.