Assembléia reforça ação de Doação de Sangue nesta quarta-feira

Atenta a importância da doação de sangue e buscando sensibilizar novos doadores para a campanha #TodosPorBrunninha, a Assembleia Legislativa une esforços junto à Associação Amigos do Coração (Amico) para promover, nesta quarta-feira (3), ação de doação de sangue visando reforçar o estoque do Hemonorte. O mutirão acontece das 8 às 14 horas, na unidade móvel de coleta de sangue a ser instalada na Praça 7 de setembro, no Centro da Cidade, em frente à Casa Legislativa.

Poderão doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que pesam acima de 50kg e que tenham dormido no mínimo 6h na noite anterior. Para aqueles entre 16 e 17 anos, é necessária a autorização ou presença dos pais ou responsável. O doador deve estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas 6 e 12 horas que antecedem a doação, respectivamente, nem ter tomado vacinas nos últimos 40 dias – dentre outros critérios. Para validar a doação, o doador precisa apresentar documento oficial com foto.

É necessário observar também a existência de condições que causam o impedimento definitivo para a doação, como ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade; uso de drogas ilícitas injetáveis; malária; e evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

#TodosPorBrunninha

A potiguar Brunninha tem 7 anos e aguarda por um coração. A paciente, que tem tipo sanguíneo B negativo, consta como prioridade zero na fila de transplante e será transferida para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife/PE, onde permanecerá à espera do órgão. Brunna está atualmente internada no Hospital Rio Grande, onde sobrevive com a ajuda de aparelhos em razão de má formação congênita no órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.