Assembleia abre exposição “30 anos da Constituição do RN”

Os 30 anos da Constituição do Rio Grande do Norte estão sendo lembrados com uma vasta programação iniciada hoje (08) pela Assembleia Legislativa e um dos pontos altos é a mostra fotográfica que retrata os 27 deputados que exerciam mandato à época. A exposição foi aberta oficialmente pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e acontece no Salão Nobre Iberê Ferreira de Souza.

“Abrindo estas comemorações fazemos nossas homenagens e nosso reconhecimento. Ao mesmo tempo em que preservamos a memória, o Legislativo demonstra a sua gratidão aos servidores e a cada um dos parlamentares que por aqui passaram, contribuindo para que nossa Casa se mantivesse antenada com a realidade que vive hoje o País e o Rio Grande do Norte. É para nós uma alegria poder estar e conviver com deputados que tiveram mandatos constituintes”, disse Ezequiel
.
Em paralelo à exposição dos constituintes também há uma mostra das constituições dos anos de 1891, 1907, 1936, 1947, 1967, 1974 e 1989 e também a projeção, no Salão Nobre, de imagens da época da constituinte. O Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado brasileiro a promulgar a sua Carta Magna, no dia 3 de outubro de 1989, que aconteceu dois dias antes do aniversário de um ano da Constituição Federal de 1988 (CF).

Constituinte à época, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) agradeceu ao povo potiguar por tê-lo reconduzido sucessivas vezes ao Parlamento e chegado ao décimo mandato. “Estou feliz por ter participado desse momento histórico e ter contribuído para a confecção de nossa Carta Magna”, afirmou o parlamentar, que é médico por formação e destacou a contribuição de alguns dos colegas constituintes: “Tivemos o brilhantismo do ex-deputado Paulo de Tarso, jurista renomado e do deputado José Dias, que está em seu nono mandato e ambos contribuíram de forma importante para a confecção da nossa constituição”, disse.

Entre os 27 constituintes, quatro parlamentares exercem mandato na atual legislatura, é o caso de José Dias (PSDB), Vivaldo Costa (PSD), Raimundo Fernandes (PSDB) e o próprio Getúlio Rêgo. Além destes, atuaram durante a Constituinte de 89 os deputados Amaro Marinho; Ana Maria Cavalcanti; Arnóbio Abreu; Carlos Augusto Rosado; Carlos Eduardo Alves; Cipriano Correia; Francisco Miranda; Gastão Mariz; Irami Araújo; José Adécio; Kleber Bezerra; Laíre Rosado; Leônidas Ferreira; Manoel do Carmo; Nelson Freire; Nelson Queiroz; Patrício Junior; Paulo de Tarso Fernandes; Paulo Montenegro; Ricardo Motta; Robinson Faria; Rui Barbosa; e Valério Mesquita.

A exposição segue aberta até a próxima sexta-feira (11), no horário das 8h às 15h. Após essa data, poderá ser visitada no Memorial da Casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.