AGU e Petrobras pedem para TST impedir greve de petroleiros

A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Petrobras apresentaram em conjunto, nesta terça-feira, uma ação pedindo que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) impeça a greve dos petroleiros, marcada para começar nesta quarta-feira. A ação pede o reconhecimento da abusividade e da nulidade do movimento, argumentando que a greve pode gerar “prejuízos gravíssimos à sociedade”.

A AGU e a Petrobras querem que o TST determine que 100% dos trabalhadores mantenham as atividades e proíba que o livre trânsito de bens e pessoas seja impedido. Caso o tribunal aceite os pedidos, a solicitação é para que seja estipulada uma multa de R$ 10 milhões por dia em caso de descumprimento da ordem judicial.

A greve foi anunciada no sábado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e tem previsão de durar 72 horas. A lista de reinvidicações inclui a redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis e a saída imediata do atual presidente da Petrobras, Pedro Parente. O movimento também é contrário a uma possível privatização da empresa.

Na ação apresentada ao TST, a AGU e a Petrobras argumentam que essas reivindicações são de natureza “política-ideológica”, e não trabalhista. “É inadmissível admitir que a atuação oportunista de determinado grupo enseja a ausência de serviços públicos essenciais, em prejuízo de toda a sociedade”, avaliam. DANIEL GULLINO – O Globo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.