30% de idosos têm dificuldades nas atividades de rotina

O Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 29,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Desse total, 30,1% têm alguma dificuldade para realizar atividades da vida diária, segundo dados divulgados nessa segunda-feira (6) pelo Ministério da Saúde.

Dessa parcela, 17,3% têm muita dificuldade com atividades instrumentais, como preparar alimentos, cuidar da casa e se deslocar. Outros 6,8% apresentam dificuldades em atividades básicas, como vestir-se e alimentar-se.

Doenças crônicas. Preocupa também, segundo a pasta, o avanço das doenças crônicas nessa população. Atualmente, entre os idosos de 60 a 69 anos, 25,1% têm diabetes, 57,1% foram diagnosticados com hipertensão, além de a maioria estar com excesso de peso (63,5%) e 23,1%, com obesidade.
“O Brasil está com a projeção de ter um crescimento de pessoas idosas muito maior que outros países e de forma muito acelerada”, alertou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Estimativas apontam que o número de brasileiros idosos ultrapassará o de crianças e adolescentes de até 14 anos em 2030 e representará 41,5 milhões de pessoas – 18,7% da população.

Nessa segunda-feira (6), o ministro anunciou a implementação do atendimento multidimensional do idoso na rede pública. Segundo a pasta, a proposta é fazer o acompanhamento desses pacientes com ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidados paliativos.

Consulta pública. A partir desta terça-feira (7), o Ministério da Saúde coloca em consulta pública as orientações técnicas para implementação da linha de cuidado da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento ficará disponível 30 dias para contribuições da população no link http://portalms.saude.gov/audiencias-e-consultas-publicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.