Petista elogia voto de Gilmar Mendes, apesar das criticas ao PT

Em nome da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vale até relevar as críticas ao PT. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que acompanha nesta quarta-feira o julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ter gostado do voto do ministro Gilmar Mendes, contrário à prisão do ex-presidente neste momento, mesmo ele tendo batido no partido durante o voto dele.

O parlamentar afirmou ainda que, se quiser, a ministra Rosa Weber, que deverá dar o voto decisivo, também pode bater no PT.

— Gostei. O voto dele compensou. Pode bater. Se a Rosa quiser bater, também pode. O importante é o voto — disse Teixeira, destacando ainda que ele próprio faz críticas internas ao PT. As informações são de O Globo.

Segundo a se manifestar, Gilmar Mendes votou para permitir que Lula fique em liberdade até que o seu caso seja analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele discordou de Fachin e afirmou que o julgamento do caso do petista pode ser utilizado para alterar a jurisprudência da corte.

Em 2016, Gilmar votou pela execução da pena após a condenação em segunda instância. Agora, ele defende que isso ocorra apenas após o julgamento no STJ. Em seu voto, o ministro justificou essa mudança, citando a realidade das prisões do país, e ainda criticou as pressões da imprensa sobre o julgamento desta quarta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.