Médicos do RN fazem ato contra o sucateamento do SUS

Médicos fizeram passeada em Natal (Foto: Divulgação/ Cremern)

Médicos potiguares realizaram um protesto na tarde desta quinta-feira (03), em Natal, contra uma declaração do ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Vamos parar de fingir que pagamos médicos e os médicos vão parar de fingir que trabalham”, disse o ministro no dia 13 de julho, quando anunciou recursos para instalação de pontos eletrônicos nas unidades de saúde. No dia 20, o ministro disse que fala não era para todos os médicos.

A manifestação, segundo os profissionais, também foi direcionada aos gestores estaduais e municipais. Os profissionais fizeram críticas sobre as condições de trabalho e a infraestrutura do Serviço Único de Saúde (SUS).

O ato começou em frente ao Sindicado dos Médicos do RN (Sinmed), de onde saiu uma passeata pela Rua Apodi e Avenida Rio Branco, no Centro da Cidade, até chegar ao Conselho Regional de Medicina do RN – CREMERN.  As informações são do G1 RN.

“O SUS segue sendo sucateado, o financiamento público cada vez mais insuficiente e, para fugir à responsabilidade sobre os resultados de uma gestão equivocada, Barros segue a receita de atribuir culpa do caos aos médicos”, disse um dos manifestantes no carro de som, em relação ao ministro.

“Precisamos mudar essa realidade que já vem de muitos anos. Temos ação na Justiça Federal pela luta de abertura de leitos de UTIs, temos a assistência primária que é precária e temos a violência urbana que afeta a crise na saúde”, declarou o presidente do Cremern, Marcos Lima de Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.