Janot é o procurador ‘mais desqualificado da História’, diz Gilmar

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou o Procurador-Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, como o “mais desqualificado” da história da Procuradoria. As declarações, dadas em entrevista à Rádio Gaúcha, são mais um capítulo dos embates públicos entre o chefe do Ministério Público Federal (MPF) e Gilmar Mendes, um confronto que cresceu desde o acordo de delação premiada dos irmãos Batista, da JBS.

Perguntado se o Supremo ainda pode reavaliar o acordo de delação da JBS, Gilmar disse ter “certeza absoluta” de que isso acontecerá, e que “certamente será suscitado em algum processo”. Perguntado sobre o procurador-geral, não poupou críticas:

– Quanto a Janot, eu o considero o procurador-geral mais desqualificado que já passou pela história da Procuradoria. Ele não tem preparo jurídico nem emocional para dirigir um órgão dessa importância – afirmou Gilmar.

PROCESSOS EM MARTE

Gilmar Mendes também falou sobre seus sucessivos encontros com o presidente Michel Temer e com outros políticos, o ministro disse não ver qualquer tipo de problema e ironizou uma suposta falta de isenção para julgar parlamentares com que se reúne.

– Querem criar uma discórdia sobre encontros com presidente da República, isso é uma bobagem. Estamos hoje com cerca de 300 ou 400 parlamentares investigados. E toda hora encontramos com eles em Brasília, é inevitável. Tenho que discutir questões orçamentárias do TSE, discutir projetos de interesse da Justiça Eleitoral…vou falar com quem? Com o presidente da Câmara e do Senado… – disse. – Estou em Brasília desde 1974. São poucos os parlamentares que não me conhecem, que não tem nenhum relacionamento comigo. Se eu ficasse impedido de julgar porque conheço um parlamentar ou outro, ou qualquer um de nós do STF, teria-se que levar as causas para marte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.