EUA devem parar de ameaçar a Coreia do Norte, diz embaixador chinês

Resultado de imagem para EUA devem parar de ameaçar a Coreia do Norte, diz embaixador chinês

O embaixador da China em Washington disse neste sábado (16) que os Estados Unidos devem parar de ameaçar a Coreia do Norte e “fazer mais” pelo diálogo e negociação.

Na quinta (14), a Coreia do Norte voltou a desafiar a comunidade internacional ao realizar novo lançamento de míssil que sobrevoou o Japão. Após o disparo, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pediu que China e Rússia tomem uma atitude para coibir os lançamentos norte-coreanos.

Para o embaixador Cui Tiankai, entretanto, são os EUA que devem fazer mais por uma cooperação internacional.

“Eles devem se abster de fazer mais ameaças e fazer mais para encontrar formas eficazes de retomar o diálogo e a negociação”, disse Cui. “Honestamente, acho que os EUA deveriam estar fazendo muito mais do que agora [por uma cooperação]”. As informações são da Agência Reuters.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também tem incitado a China a aumentar a pressão diplomática e econômica sobre Pyongyang, uma vez que Pequim tem sido o principal parceiro comercial do regime norte-coreano.

A China lutou ao lado da Coreia do Norte durante a Guerra da Coreia (1950- 1953), na qual o líder chinês Mao Zedong perdeu seu filho mais velho.

No início de setembro, Trump afirmou que os EUA avaliam suspender o comércio com países que têm negócios com a Coreia do Norte.

Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, Cui disse que os “esforços para prejudicar o comércio entre China e Estados Unidos, ou mesmo sanções contra a China, não seriam adequados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.