Câmara retoma votação do projeto de socorro a estados

Resultado de imagem para camara dos deputados

A Câmara dos Deputados retomou nesta quarta-feira a votação do projeto que dá um socorro financeiro aos estados mais endividados. Os deputados estão tentando votar os destaques apresentados ao texto. A Câmara votou o texto-base ainda em abril, mas os destaques ficaram em suspenso. A oposição tenta derrubar a sessão, fazendo obstrução. A renegociação especial da dívida dos estados mais endividados é de vital interesse para o Rio de Janeiro.

O texto permite a privatização de estatais dentro do projeto de ajuda aos estados. O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, tem vindo a Brasília para pedir a aprovação definitiva da matéria. Pela proposta, os estados ficam autorizados a promover a privatização de empresas do setor financeiro, de energia, de saneamento, entre outros. As informações são de O Globo.

O projeto da renegociação das dívidas dos estados é fundamental para o Rio de Janeiro e outros estados em dificuldades financeiras, como o Rio Grande do Sul. O governo do Rio poderá vender empresas como a Cedae.

O projeto que ajuda aos estados permite a suspensão por três anos (prorrogáveis por mais três) do pagamento das dívidas junto à União. Mas, para receberem esse benefício, os estados têm que cumprir severas medidas de ajsute fiscal.

Depois de concluída a votação na Câmara, o projeto segue para o Senado. Por enquanto, o quorum está baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.