60% da população vê patrões favorecidos por reforma trabalhista, diz Datafolha

Para 60% dos brasileiros, os empresários saem mais beneficiados com as novas leis trabalhistas do que os trabalhadores, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Ao menos 63% dos entrevistados afirmaram que a terceirização seria responsável pelo novo cenário, enquanto 64% dizem isso da reforma como um todo.

Sancionada pelo presidente Michel Temer em 31 de março, a lei da terceirização permite que uma empresa contrate outra para a realização de suas atividades-fim. Segundo o instituto, 34% dos entrevistados acreditam que haverá maior oferta de empregos, enquanto 31% não creem em mudanças. Para 44% os salários não devem sofrer modificações. No entanto, 35% (e 27% dos empresários ouvidos) acreditam que a remuneração será reduzida com as reformas.

Por meio de redes sociais, o presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira, feriado do Dia do Trabalho, que a reforma trabalhista deve permitir criação de mais empregos e assegurar os direitos dos trabalhadores.

A proposta também prevê o fim da contribuição sindical obrigatória, fator que dividiu a opinão dos entrevistados pelo Datafolha. Pelo menos 44% foram favoráveis ao fim do imposto, enquanto 46% defenderam sua manutenção.

O levantamento foi realizado na última semana, antes da greve geral no dia 28, e ouviu 2.781 pessoas em 172 municípios. Sua margem de erro é de dois pontos percentuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.